Projeção astral é perigoso? Saiba agora!

Você já ouviu falar que a projeção astral é perigoso? Mas o que é, exatamente, a projeção astral? E, mais importante, é seguro tentar? Neste post, vamos contar o que você precisa saber sobre a projeção astral, desde sua definição até alguns experimentos para começar a praticar.

Conteúdo do Post
Será que a projeção astral é perigosa? Ilustração de uma pessoa dormindo em uma cama e o espírito saindo do corpo para o astral.
Imagem: Leonardo AI

O que é Projeção Astral?

Também chamado de viagem astral, desdobramento, experiência fora do corpo, viagem extra-corpórea /extra-física, entre outros; é uma experiência extremamente lúcida em que a consciência se separa temporariamente do corpo físico e viaja para o chamado “plano astral”, uma dimensão além do mundo material.

Todos nós temos quase que diariamente essas experiências de saída do corpo ao dormir, mas não lembramos ou, quando lembramos, ficam um pouco sem sentido e achamos que é simplesmente um sonho.

Durante essa experiência, é possível explorar novos lugares, interagir com outras entidades e obter uma compreensão mais profunda do universo.

Os medos mais comuns relacionados à projeção astral

Quando escutamos falar sobre projeção astral é normal ficarmos inseguros, pensarmos que é algo perigoso, que vai gerar medo ou então que vamos sair por aí e nunca mais voltar. 

Pensando nisso, vamos às perguntas e respostas mais comuns: 

Posso sair do corpo e não voltar?

Não! Esse é provavelmente o medo mais forte. Muitas pessoas se perguntam: “E se eu não conseguir voltar ao meu corpo? O que acontece comigo?”
Sabia que o retorno é natural e automático? Temos o que é chamado de cordão de prata, ele é a conexão entre o corpo físico e espiritual. A consciência sempre retorna ao corpo material após a experiência, sem risco de “ficar perdido” no plano astral.

Posso perder o controle durante uma projeção astral?

Algumas pessoas têm receio de não conseguir controlar a experiência e acabarem em lugares ou situações desconfortáveis. Sejamos honestos, não temos o controle do que não temos poder de controlar.  Se você controla seu sonho, provavelmente não é uma projeção – pense nisso.

Posso ter algum dano no corpo devido à projeção?

Não, por causa da projeção em si. Mas pode ter consequências a nível psicológico (em alguns casos específicos). Existe a preocupação de que a projeção astral possa causar danos ao corpo, como paralisia ou danos à saúde. No entanto, estudos e relatos de praticantes indicam que a projeção não causa nenhum dano físico, pois a consciência está apenas transitando por planos não materiais, enquanto o corpo físico permanece seguro.

Esses medos são totalmente compreensíveis, mas é importante desmistificar alguma delas.

Mas, afinal a projeção astral é perigoso?

A projeção astral em si não é perigosa. Mas, como qualquer prática espiritual, é importante ir com cautela e responsabilidade. 

Como? Iniciando aos poucos nas técnicas para sair do corpo de forma lúcida. Evitando deixar aguçar a curiosidade e sair bisbilhotando tudo quando conseguir.
Se você é religiosa(o), não deixe de orar pedindo auxílio e proteção aos seus mentores antes de começar os exercícios. (Embora não seja um requisito necessário.)

Agora, dizendo sobre os perigos em si. Quando estamos no astral nossa percepção é tão ampla que chega a assustar. Tudo é muito intenso. Algumas pessoas podem se sentir extremamente desconfortáveis.

Dica: o excesso de euforia, que faz o coração bater mais rápido, pode nos trazer rapidamente de volta para o corpo. Vale a pena praticar a meditação simultaneamente com as práticas de saída.

Outra coisa que pode acontecer é ter encontros nada agradáveis com certos espíritos, e isso inclui desafetos do passado (de outras vidas). E isso pode gerar diversos efeitos no mental.

Fatores psicológicos

Podemos encontrar nossos mentores, sem dúvida, mas podemos entrar em contato com entidades não muito agradáveis, por isso é necessário falar dos fatores psicológicos!

“Digo” por experiência própria, medo e/ou ansiedade é algo natural ao começarmos nessas experiências. –e sinto até os dias atuais, diga-se de passagem… A lucidez é extrema no plano espiritual, e acredite só por ela pode assustar.

E é verdade que em situações extremas, há relatos de pessoas que enlouqueceram. Os motivos podem ser os mais diferentes, desde encontrarem com um obsessor ou enfrentarem constantemente algum tipo de medo, ou trauma. Sim, os espíritos brincam com as nossas mentes, muitas vezes apontando nossos piores defeitos ou situações que queremos esquecer. 

É importante estar ciente desses riscos e tomar as precauções adequadas.

Como se proteger antes e durante a projeção astral?

Pode ter algum efeito negativo no desdobramento ou projeção astral?
Ilustração de uma jovem orando rodeada de espíritos iluminados.
Imagem: Leonardo AI

Embora a projeção astral seja, na maioria das vezes, uma experiência segura, é sempre bom tomar algumas precauções para garantir que sua experiência seja tranquila e mais positiva. 

Veja algumas dicas:

  • Preparação mental e emocional: Antes de tentar a projeção astral, é fundamental estar em um estado mental e emocional equilibrado. A meditação e práticas de relaxamento ajudam a acalmar a mente. Evite tentar a projeção astral quando estiver estressado ou emocionalmente abalado. Ou quando assistiu algum filme ou série de terror ou assassinato.
  • Intenções claras: Antes de iniciar, defina uma intenção sobre o que deseja explorar ou aprender durante a projeção. Isso cria um propósito e ajuda a direcionar a energia de forma positiva, além de trazer uma sensação de segurança e controle.
  • Proteções espirituais: Muitos praticantes recomendam o uso de visualizações protetoras, como a criação de um campo de luz branca ou dourada ao redor do seu corpo astral, para afastar influências indesejadas. Algumas pessoas também utilizam amuletos de proteção no quarto, ao lado da cama ou embaixo do travesseiro, como cristais de proteção (exemplo: turmalina negra) ou símbolos espirituais, para aumentar a sensação de segurança.
  • Evite ambientes negativos ou perigosos: Durante a projeção, se sentir algum tipo de desconforto ou notar energias densas e negativas ao seu redor, é importante não entrar em pânico. Se puder tente encontrar um ambiente mais seguro ou afastando-se de qualquer situação que pareça desconfortável no astral. Caso não consiga, concentre-se em seus mentores e se tiver o controle – reze, a reza no plano astral faz com que você volte ao seu corpo físico, te fazendo acordar.
  • “Ritual” de proteção antes de dormir: Se você planeja fazer a projeção astral, procure realizar um pequeno ritual de proteção antes de se deitar, ore e converse com os mentores pedindo auxílio e proteção, essa é uma maneira de se conectar com o alto e às vezes ter uma ajudinha na saída do corpo (embora não seja necessariamente necessário “esse contato” para sair do corpo…).

Compreendendo mais

Se você se animou com a ideia de sair no plano astral é muito recomendável começar a entender mais sobre o assunto, e o livro que recomendo ler para começar é esse aqui do autor Wagner Borges, Viagem espiritual: A projeção da consciência. Ele é bem detalhado sobre como acontece a viagem astral, inclusive o livro todo é cheio de ilustrações de todos os processos, além de dizer várias formas de como fazer a projeção. Vale a pena!

Viagem Espiritual

Você já despertou durante a noite e descobriu que não podia se mover? Nessa hora, você tentou desesperadamente gritar, mas não conseguiu? A sensação era a de que uma força invisível imobilizava os seus movimentos e calava a sua voz? Você chegou até a imaginar que um espírito havia lhe dominado? Saiba que esses momentos de terror e agonia foram motivados pelo seu desconhecimento sobre o assunto. Com o conteúdo revelado neste livro, você terá as ferramentas para passar por essa experiência sem nenhum risco.

Conclusão

Dar uma volta no plano astral não é perigoso, mas pode se tornar dependendo do que você absorve na sua rotina. Espero que esse post te auxilie a entender um pouco mais sobre esse fenômeno que todos nós já experienciamos uma vez ou outra, mesmo que sem saber. 

E você, amigo leitor, tem algum medo sobre projeção?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *