Se você é romântico(a), como quem vos escreve, deve ter em seu coração uma certa curiosidade pelo tema e se existe alma gêmea. Esse post trata uma análise em diferentes espectos a cerca do que já foi dito em diversas fontes e também o que observo sobre o assunto almas gêmeas (ou seria mais um tipo de monólogo!?). E se você também se interessa pelo tema, siga comigo até o final desse post para levantar alguns assuntos que talvez não tenha pensado ainda!
{getToc} $title={Nesse post...} $count={Boolean}
Imagem: Leonardo AI |
O que é alma gêmea?
De onde vem o nome alma gêmea?
O que se pode dizer sobre alma gêmea a partir do espiritismo?
Diferença entre a paixão e o amor
É real?
Vamos refletir sobre isso… Se a alma gêmea for real, implicaria que não somos seres inteiros por nós mesmos. Se não somos inteiros, como poderíamos viver plenamente? E quem decidiria qual seria nossa outra metade? Onde estaria o livre arbítrio nisso tudo? Seria estranho sermos "obrigados" a amar alguém predestinado, não acha?
Agora, pensemos na situação de descobrir nossa suposta alma gêmea: uma pessoa com muitos defeitos difíceis de lidar. Considerando que todos temos nossos próprios defeitos – afinal, esse é um dos motivos da encarnação e, não é porque seria nossa alma gêmea que estaria isento – seria justo ter que viver ao lado de alguém que nos machuca só porque é nossa “alma gêmea”?
Pensando em um sentido mais amplo, seria melhor para nossa evolução se os laços fossem temporários, para nos permitir crescer espiritualmente em diferentes aspectos e inclusive tendo diferentes relacionamentos com diferentes circunstâncias ao longo das encarnações.
Já notou como a maior parte dos relacionamentos parecem ter um prazo de validade? Algo que faz com que o relacionamento "perca o encanto". Talvez o desenlace se dê por conta de ambos não estarem crescendo mutuamente, sendo necessário o afastamento para cada ser encontrar seu próprio compasso e continuar seu crescimento.
Tendemos a acreditar na magia da alma gêmea, mas esse conceito não seria também um pouco o reflexo do egoísmo? Ao ter uma única metade, aprisionamos a pessoa a nós, enquanto o amor é o inverso, a liberdade.
Conclusão
Proponho uma outra visão: a de que somos almas únicas, em constante evolução. Cometemos erros, aprendemos com eles e seguimos vivendo diversas experiências extremamente diferentes.
Ao longo do caminho construímos laços tão profundos que ultrapassam as barreiras da carne, sem dúvida alguma, e assim refletem em várias encarnações.
Talvez, essa sensação de forte conexão com alguém seja apenas um indicio de um vínculo profundo, e não necessariamente de uma única alma gêmea, mas sim afinidades construídas ao longos de outras vidas, uma afinidade tão puramente construída com base no respeito, que se torna caloroso e confortante, traduzindo, no presente, em sentimentos de preenchimento e acolha; e essa sim, em minha opinião, essa é a verdadeira “alma gêmea”.
Mas e você, que acompanha essa leitura, o que acha que são as almas gêmeas?