O Mindfulness é uma técnica de meditação que visa treinar a mente para prestar atenção no momento presente, sem julgamentos. É uma forma de cultivar a consciência plena, permitindo que você se concentre no presente, sem se preocupar com o passado ou futuro.
Imagem: Leonardo AI |
Quais são os benefícios da Meditação Mindfulness para a saúde mental?
Redução do estress
Já é conhecido que a meditação reduz o estresse. Feito de modo regular, ela permite que você esteja atento no momento presente, desconectando-nos dos pensamentos e preocupações diárias
Dessa forma, ela ajuda a diminuir a pressão arterial, relaxar os músculos e diminuir a frequência cardíaca, reduzindo assim os sintomas físicos do estresse.
Dessa forma, ela ajuda a diminuir a pressão arterial, relaxar os músculos e diminuir a frequência cardíaca, reduzindo assim os sintomas físicos do estresse.
Aumento do foco e concentração
O Mindfulness pode ajudar a aumentar o foco e concentração, treinando a mente para se concentrar no presente e permitindo que você se sinta mais alerta. Com a prática, você pode se tornar mais produtivo e eficiente, realizando suas tarefas diárias com mais facilidade e clareza.
Como meditar age no nosso cérebro?
Imagem: Leonardo AI |
O mindfulness é uma prática que tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos.
Mas você já se perguntou como essa técnica age no cérebro?
Quando meditamos, estamos treinando o cérebro para estar mais presente e consciente no momento atual, prestando atenção na sua própria respiração.
Isso significa que estamos estimulando áreas do cérebro responsáveis pelo controle emocional, atenção e percepção.
Isso significa que estamos estimulando áreas do cérebro responsáveis pelo controle emocional, atenção e percepção.
Pesquisas mostram que a prática regular do mindfulness pode aumentar a densidade de massa cinzenta em áreas do cérebro envolvidas no controle emocional, como a amígdala e o córtex pré-frontal medial. O que leva a desenvolver a uma maior capacidade de regular emoções e respostas ao estresse.
Além disso, o mindfulness também pode ajudar a diminuir a atividade da rede padrão do cérebro, que é responsável pelos pensamentos automáticos e distrações mentais. Melhorando a capacidade de concentração e foco, além de reduzir a ruminação e preocupações excessivas. Por isso dizem que é ótimo para pessoas com ansiedade!
Em resumo, o mindfulness age no cérebro treinando áreas responsáveis pelo controle emocional, atenção e percepção, além de diminuir a atividade de áreas responsáveis por pensamentos automáticos as temidas distrações mentais.
Saiba agora como fazer!
- Encontre um lugar na sua casa calmo e silencioso: Acomode-se em um local onde você possa sentar-se e concentrar-se em sua respiração durante alguns minutos. O Importante é sentir-se relaxado nesse lugar.
- Sente-se em uma posição confortável, de preferência com a coluna reta. Você pode sentar-se no chão com as pernas cruzadas ou em uma cadeira com os pés no chão. Mantenha os olhos fechados ou semicerrados para ajudá-lo a se concentrar. O ideal é sentado, pois com o relaxamento pode ficar solonolento e adormecer.
- Foque em sua respiração: Concentre-se na sua respiração e sinta o ar entrando e saindo do seu corpo. Preste atenção em como seu corpo se move enquanto você respira e tente se concentrar apenas nisso, sem se distrair com outros pensamentos ou preocupações.
- Permita que seus pensamentos fluam. Se sua mente começar a divagar ou você ficar distraído, não se preocupe. Simplesmente observe seus pensamentos e permita que eles fluam sem julgamento. Em seguida, retorne sua atenção à sua respiração e concentre-se novamente no momento presente.
Conclusão
Sem dúvida a meditação veio para ficar! Parece ser muito difícil a principio, mas com o tempo você acaba percebendo os grandes benefícios dessa prática.
Espero que esse post tenha auxiliado a ter uma visão sobre esse treino mental positivo e saudável para incorporar ao seu cuidado diário.