Encarnação e reencarnação - Existem outras vidas?

Encarnação e reencarnação, um tema que desperta muito a curiosidade! Você quer saber um pouco mais sobre esse assunto tão profundo? Fique nesse post e prepare-se para ter um novo olhar sobre esse aspecto tão natural.

{getToc} $title={Nesse post...} $count={Boolean}

Cena de um cemitério com várias lápides. Na lápide central e em cada lado dela, um espírito benfeitor e a alma de uma mulher saindo do túmulo. De um lado o espírito de um homem negro com roupas elegantes e cartola, representando a linha de Exú e do outro lado, uma mulher negra vestindo uma túnica representando as entidades da mesa branca. Existe reencarnação, saiba!
Imagem: Leonardo AI


O que é a reencarnação?

Nesse post vamos esclarecer alguns aspéctos das encarnações e ciclos de vidas segundo a visão espiritualista e espírita (de forma simples), ok?! 🙂

Você já se perguntou alguma vez o que é a alma, ou se preferir o espírito? Todos nós que estamos vivendo nossas vidas, estamos presentes no plano material.

Ao mesmo tempo em que temos o corpo carnal (físico e palpável), temos também o corpo espiritual, que é uma cópia em corpo etéreo. Nesse corpo imaterial são armazenadas toda as lembranças, não somente enquanto estamos vivos aqui mas também quando do lado de lá, vulgo desencarnados.

Vamos fazer uma pequena analogia… Pense no espírito como uma consciência, um hd que não dá defeito. As memórias de tudo o que vivemos está lá em alguma pasta.
E cada pasta é uma vida, uma encarnação! Uma não interfere na outra mas todas juntas formam o você é e faz hoje! 
Logo, o que nos faz sermos únicos é o que está no nosso interior, precisamente, armazenado no seu espírito – sentimentos, paixões, amores, tendencias, erros e acertos – ah, afetos e desafetos também! – e tudo o mais. Embora, muitas vezes na vida vida atual, se torne apenas uma "impressão" de outras vidas já vividas.

Um ciclo sem fim

Quando morremos no corpo físico a alma - ou se preferir, espírito - fica livre para alcançar outros patamares da existência, e que não são acessíveis enquanto encarnados. Para então haver a programação de outra existência e encarnarmos novamente.

Lendo isso em um primeiro momento pode-se passar em sua mente que tudo isso é muito exaustivo e chato, porque tenho de reencarnar? Passar por tantos problemas! Não podemos ficar logo no outro lado? Acredite, também já estive com esse tipo de questionamento!

Mas, por que existe a encarnação?

Durante muito tempo me perguntei sobre isso… Mas a resposta é relativamente simples!

A predisposição do espírito é a evolução constante. O que significa que conforme aprendemos algo, não desaprendemos; ficamos em pausa até aprendermos algo novo novamente. (Mas atente-se de que estou falando a nível de alma e não das dificuldades e limitações do corpo físico, porque essa é outra questão.)

Voltemos a época de escola, ao fazer uma prova – você estuda e se esforça para aprender, correto? E ao fazer o teste, vai bem por que estudou e sabe o conteúdo. Então, podemos constatar que a encarnação é bem similar a uma prova de escola.

Agora, poque temos de voltar a encarnar? O espírito é imortal, o corpo físico morre, e o espírito permanece. Logo, para aprendermos e nos desafiarmos em situações novas e diversas, a fim de evoluirmos, temos de realizar as “provas“.

Assim como na vida, aprendemos a teoria mas a prática e o saber pleno vem da vivência, e para ela precisamos da encarnação.

Talvez você esteja se perguntando por que não podemos ter as “provas” do lado de lá…
E a resposta é um tanto mais complexa. Os planos (dimensões) tem determinadas frequências e vibrações, assim como nossos pensamentos emanam determinadas vibrações que repelem e atraem entre os que tem afinidade.

A resposta de um pensamento enquanto desencarnados, em plano espiritual/astral são infinitamente superiores aos da matéria. 
Pensamos, logo, acontecem. Se temos raiva diante de uma situação, essa nossa ação - em forma de pensamento - gera uma reação - em forma de energia -, que nos envolve em vibrações que conduzem-nos ao plano onde espíritos vibram os mesmos sentimentos e vibrações. E o mesmo acontece para sentimentos nobres.

No plano mais denso, que é o caso do plano físico, as respostas para nossos pensamentos demoram mais para obter resultados, deixando os sentimentos e pensamentos mais “livres”, ajudando – e muito! – no aprendizado do controle das emoções, por exemplo.


E por que não lembramos?

Lembra mais acima que disse sobre a prova na escola? Voltemos a essa analogia! 
Se para fazer uma prova é necessário aprender verdadeiramente, porque seria diferente quanto as situações diante da vida?
Quando aprendemos genuinamente não precisamos “colar”, não é? Consultamos nosso eu através da nossa intuição e logo sabemos o que é o correto (para o nosso momento atual).

Posso saber de uma vida passada?

Em suma, pode sim, porém não é algo comum saber sobre uma vida passada espontâneamente, embora possa acontecer! É preciso levantar uma série de questões antes de levantar esse véu. 

Conclusão

As reencarnações são necessárias para continuarmos progredindo, principalmente diante do ponto em que ainda estamos como humanidade. 
Mesmo parecendo ser algo ruim, por conta de tantos problemas e situações aparentemente sem uma justificativa, as encarnações nos fazem crescer como espíritos. 

Espero que esse post tenha te auxiliado a criar uma outra visão a respeito da dádiva das novas fases desse jogo chamado encarnação.
Postagem Anterior Próxima Postagem